Insights

Empresa private equity ou empresa de resultados: qual é a melhor opção?

Qual é a melhor estratégia de negócios para médias e grandes empresas, investir em private equity ou buscar resultados?

Acumular lucro e dinheiro em caixa ou aplicar os resultados na expansão dos negócios, através de fusões, aquisições, investimento em startups e outras aplicações?

A escolha depende basicamente da visão da empresa no longo prazo e do objetivo dos seus sócios e proprietários.

Nesse artigo, apresenta-se uma visão dos dois lados da moeda, vale à pena conferir, compreender e escolher o melhor caminho a seguir.

O que é uma empresa com foco em resultados?

Empresas com foco em resultados, costumam desenvolver planos de negócios com objetivo único e exclusivo no acúmulo de lucros e resultados positivos.

Resultados esses que são conquistados predominantemente através das atividades finalísticas da própria empresa, como a venda de produtos ou a oferta de serviços.

As empresas com foco em resultados estão mais preocupadas em oferecer retornos expressivos aos seus sócios do que propriamente expandir rapidamente os seus negócios.

O objetivo desse tipo de empresa é a geração de lucros que posteriormente serão incorporados ao patrimônio pessoal dos sócios, seja através de bens ou transferências significativas de recursos financeiros.

Principais características das empresas com foco em resultados:

 

  • Buscam obter o maior volume possível de lucros;
  • Retornam a maior parte dos lucros para acionistas e proprietários;
  • Não costumam investir em outros negócios ou na alavancagem do seu crescimento.

 

Além das características listadas acima, vale destacar, que uma empresa de resultados pode está dividida em dois grupos, são eles:

 

Empresas de grande porte: Quando uma empresa de resultados é considerada de grande porte, já estabelecida e com forte domínio nos mercados em que atua, estamos diante de uma empresa que no passado muito provavelmente investiu pesado na expansão dos seus negócios.

 

Devido às suas estratégias de expansão e crescimento acelerado no passado, algumas empresas de grande porte vivem hoje quase que única e exclusivamente para oferecer retorno aos seus investidores.

 

Retorno esse que é entregue por meio da distribuição de parcelas significativas dos resultados.

 

Empresas de pequeno e médio porte ou com gestão familiar: Por outro lado, temos as empresas de médio porte ou então com estrutura de gestão familiar.

Em geral, as empresas desse tipo não possuem por objetivo o crescimento em escala, uma vez, que estão mais preocupadas em acumular patrimônio

Para empresas desse grupo, reinvestir seus os resultados não é uma hipótese, o objetivo aqui, é converter os resultados no patrimônio pessoal dos sócios.

Por fim, como podemos observar, existem duas abordagens distintas e aplicáveis a uma empresa de resultados.

O que é uma empresa com foco em Private Equity?

No sentido oposto, as empresas com foco no private equity buscam o crescimento rápido e alavancado dos seus negócios por meio de estratégias agressivas de alavancagem e investimento.

 

Na prática uma empresa voltada para private equity tem por objetivo direcionar a maior parte dos seus lucros para a expansão dos negócios através dos seguintes artifícios:

 

  • Aquisição de participações em outras empresas;
  • Fusões e aquisições de empresas por completo;
  • Investimento em empresas promissoras, como startups.

 

Sendo assim, enquanto uma empresa com foco em lucros oferece retorno rápido e consistente aos seus acionistas e proprietários, uma empresa de private equity faz uso dos recursos disponíveis para expandir em larga escala os seus negócios.

Vale destacar, que as empresas com foco em private equity podem atuar por meio de fusões e aquisições diretas ou através de intermediários, como por exemplo, os fundos especializados em private equity.

Empresas de resultados na bolsa de valores

Para fundamentar tudo o que foi detalhado até aqui, podemos utilizar empresas da bolsa de valores como exemplo:

Segundo dados da B3, as maiores pagadoras de dividendos da bolsa de valores em 2020 foram as seguintes empresas:

  • TAESA (TAEE11) 9,58%
  • BANCO DO BRASIL SEGURIDADE (BBSE3)  9,33%
  • CYRELA (CYRE3) 6,26%
  • CPFL (CPFE3) 5,57%

Essas empresas registraram os maiores volumes de dividendos pagos por preço da ação (Dividend Yield) durante o ano.

A Taesa por exemplo, empresa que atua no ramo de transmissão de energia, alcançou um dividend yield de 9,58% ao entregar parte considerável dos seus lucros aos acionistas.

O que as empresas acima possuem em comum? O objetivo de remunerar os seus sócios.

Por outro lado, podemos citar algumas das empresas que mais valorizaram na bolsa de valores nos últimos anos, dentre elas:

  • B2W
  • Magazine Luíza
  • Locaweb
  • Localiza

O que essas empresas têm em comum? Basta olhar para os noticiários e observar o envolvimento dessas marcas em sucessivas aquisições.

Ao contrário das empresas destacadas anteriormente, essas empresas não distribuíram os maiores dividendos da bolsa de valores em 2020, no entanto, foram capazes de expandir os seus negócios através de fusões, aquisições ou no investimento em outras empresas e negócios.

Qual é a melhor estratégia de negócios private equity ou resultados?

Claramente, as duas abordagens citadas estão em extremos opostos do espectro de desenvolvimento de negócios.

Enquanto uma busca o retorno financeiro rápido dos sócios e proprietários, outra investe na expansão acelerada e em larga escala dos seus negócios.

Da mesma forma, enquanto a primeira oferece lucro rápido em menor escala aos seus sócios e proprietários, a segunda oferece lucro no longo prazo e em maior escala.

Vale destacar, que ambas as abordagens para otimização de negócios são bem-sucedidas e existem milhares de casos e exemplos para ambos os modelos.

Na prática, o que vai decidir o rumo dos negócios, seja em direção aos resultados de curto prazo ou de longo prazo, são os objetivos dos sócios e proprietários.

No entanto, deixando de lado as ânsias pessoais por lucratividade e retorno financeiro imediatas, é possível destacar algumas vantagens do private equity sobre as empresas de resultados. como por exemplo:

  • Maior potencial de crescimento;
  • Alavancagem dos negócios e domínio do mercado;
  • Retorno maior no longo prazo.

Empresa de resultados ou de investimentos? Qual é o melhor modelo de negócios na sua opinião?