Insights

8 motivos para sua empresa não atrair investidores

Por que a minha empresa não atrai investidores? Essa é uma dúvida muito comum em meio aos empresários e novos empreendedores, no entanto, para a surpresa da grande maioria, não existe um segredo ou um único motivo para não conseguir captar investidores.

A saber, em grande parte das vezes, a ideia do negócio é até boa e capaz de gerar bons frutos, mas acaba não atraindo a atenção dos investidores devido a falta de transparência e problemas de gestão.

Nesse artigo, listo 8 dentre os principais motivos que podem levar uma empresa a não atrair investidores, confira!

1.Falta de Planejamento: Se elaborássemos um ranking, certamente a falta de planejamento seria a grande campeã quando o motivo é afastar investidores. Afinal, quem irá querer investir e arriscar o seu dinheiro em uma empresa que não sabe nem mesmo para onde ir e como chegar lá?

Para atrair investidores não basta ter uma ideia e abrir uma empresa. O simples fato de “existir” não é capaz de fazer um negócio deslanchar, planejamento é essencial.

Para atrair investidores o empreendedor precisa ser capaz de elaborar um bom planejamento e demonstrar em números para possíveis investidores o que a empresa pode e pretende fazer com os recursos captados, onde ela pode chegar e quais os retornos poderão ser obtidos no futuro.

O investidor precisa ter a certeza de que está aplicando o seu dinheiro no lugar certo e que portanto, obterá o retorno esperado, sendo assim, o planejamento é essencial e por óbvio, a falta dele afasta os possíveis investidores para bem longe!

2.Ignorar as recomendações do investidor: Lembre-se, mesmo que você tenha uma grande ideia, nenhum de nós podemos nos considerar o “gênio da lâmpada”. Portanto, ter humildade e saber ouvir as opiniões e recomendações de outras pessoas é uma das características que os investidores buscam nos empreendedores.

Grandes investidores já estão acostumados a lidar com certas situações ligadas ao universo dos negócios, sendo assim, saber e estar aberto a ouvi-los é fundamental, gera confiança e credibilidade.

Empreendedores que só pensam em captar recursos, mas não sabem ouvir o que os investidores têm a dizer, dificilmente conseguirão captar recursos.

3.Não separar a Pessoa Física da Pessoa Jurídica: Esse por sinal, é um erro clássico de grande parte do empresariado brasileiro, e que por sinal, em muitos casos é fatal não somente para não se captar investidores, mas também para a sobrevivência e o desenvolvimento dos negócios.

É preciso que o empreendedor brasileiro, se veja de uma vez por todas, como um funcionário e gestor do negócio e não como o negócio em si. Pessoa física e pessoa jurídica precisam estar separadas, não só para evitar problemas de ordem contábil e fiscal, mas também para permitir análises mais precisas sobre a saúde financeira e os resultados da empresa e tornar a sua gestão transparente.

Empresas que ainda não conseguiram separar as contas dos seus sócios das receitas e despesas do negócio, certamente não conseguiram investidores.

4.Falta de organização: Outro erro crucial e que inevitavelmente afasta os investidores de qualquer negócio é a falta de organização. Uma empresa que deseja captar investimentos deve apresentar ao mercado uma estrutura organizada, com setores e papéis bem definidos. Todos os processos e conceitos precisam estar alinhados a ideia central do negócio, demonstrando para o investidor que a empresa está focada e sempre em direção aos objetivos do negócio.

A falta de organização, coincide-se um pouco com a falta de planejamento, na verdade, sem organização torna-se impossível planejar o futuro e consequentemente atrair investidores.

5.Sonegação fiscal e corrupção: Tudo que um investidor sério não deseja é ver o seu nome ligado a esquemas de corrupção e a casos de sonegação fiscal, nem ter o risco de perder o capital investido em ações judiciais e problemas com o fisco ou até mesmo com a polícia.

Por isso, ressalto mais uma vez a importância da transparência, empresas que possuem a chamada “caixa preta”, que escondem informações e não geram segurança para o investidor, sendo ainda suspeita ou conhecida por se envolve em crimes de sonegação e ou corrupção estão fadadas ao fracasso, caso dependam de recursos oriundos de investidores.

6.Falta de controle contábil: A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma organização, sendo uma ciência sem dúvidas fundamental para qualquer negócio, não só devido às obrigações contábeis de toda empresa frente ao fisco, mas sobretudo devido ao conhecimento e controle sobre os números dos negócios.

A contabilidade possui tamanha importância na gestão de negócios, que por exemplo, todas as empresas que operam e negociam seus papéis na Bolsa de Valores, precisam apresentar regularmente seus balanços e relatórios contábeis e financeiros. Sem essas informações, é impossível saber como andam os negócios e a sua saúde financeira, o que inevitavelmente a empresa simplesmente desapareça do radar dos investidores.

7.Falta de certidões negativas: As certidões negativas são documentos emitidos por órgãos públicos que comprovam a inexistência de pendências e a regularidade da empresa em seus negócios.

Sendo assim, fica mais que provado para os investidores, que as empresas que não conseguem obter as famosas CNDs possuem algum tipo de pendência com os diferentes órgãos governamentais.

Investidores, fogem de empresas que possuem irregularidades e que não conseguem comprovar a lisura e a regularidade dos seus negócios, portanto, se você deseja captar pessoas ou até mesmo outras empresas interessadas em investir no seu negócio, reúna todas as certidões da sua empresa e procure mantê-las sempre em dia.

8.Problemas na esfera trabalhista: Os problemas na esfera trabalhista também costumam afastar os investidores. Empresas que estão constantemente em disputas judiciais com funcionário e ex-funcionários ou então que estão suscetíveis a sofrer um processo nessa esfera devido a algumas práticas no mínimo questionáveis na gestão de pessoas também estão fora do radar dos investidores.

Afinal, os investidores sabem mais do que ninguém, que problemas trabalhistas geram em geral elevadas indenizações e problemas sérios perante a justiça e aos órgãos fiscalizadores das relações trabalhistas, o que inevitavelmente pode levar uma empresa em pouco tempo a ruína.

Assim, chegamos ao final deste artigo. A saber certamente, existem outros motivos que podem afastar os investidores, são inúmeras as possibilidades. No entanto, as que aqui foram apresentadas inegavelmente estão entre as principais causas para se afastar investidores.

Você reconhece alguma dessas falhas na sua empresa? Então, antes de buscar por investidores, não deixe de corrigir tais falhas. Assim, as chances de sucesso da sua empresa frente aos investidores serão maiores!