Insights

A importância da gestão modernizada para sobrevivência das empresas

Vivemos em um mundo altamente ligado a tecnologia e a modernidade, em um contexto onde a informação circula de forma rápida e eficiente.

Em meio a esse universo em que estamos inseridos, nós como pessoas físicas, precisamos nos adaptar e sempre e viver em uma busca constante por conhecimento e atualizações. Como um bom exemplo, desta necessidade constante, podemos citar o mercado de trabalho, um meio cada vez mais competitivo e exigente, em que aqueles que para no tempo acabam literalmente ficando para trás.

No entanto, apesar do exemplo que utilizei para ilustrar este artigo, o foco do conteúdo que abordarei aqui, diz respeito muito mais, as pessoas jurídicas, aquelas que conhecemos como “empresas”.

O risco vivenciado pelas empresas que param no tempo

Não é novidade para ninguém que aqui no Brasil, o número de empresas que encerram suas atividades todos os anos é assustador. São centenas de milhares de empresas que encerram suas atividades todos os anos no Brasil, número que torna-se ainda mais assustador, quando descobrimos que mais empresas fecham do que abrem em um mesmo período.

Para aqueles que não acreditam nessas informações, basta uma rápida pesquisa na internet, para encontrar dados e pesquisas divulgadas pelo IBGE que comprovam esse fenômeno.

Vale destacar também, que não estou considerando o grande volume de empresas que encerraram as atividades devido a pandemia. Mas, sim apontando aquelas que fecham por outros motivos, sendo os principais deles a falta de uma gestão eficiente e a triste paralisação no tempo.

O mercado é competitivo, a roda gira rápido, os consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam mais das empresas. Nesse contexto, parar no tempo e não buscar novas práticas, seja de gestão, de vendas ou de comunicação com o público, é um caminho que inevitavelmente leva as empresas rapidamente a insolvência e ao encerramento das atividades.

Infelizmente, o mercado é exigente e não aceita paralisações. Na verdade, ele funciona como uma esteira, quem anda mais rápido alcança as primeiras posições, já aquele que para acaba ficando para trás e acaba em uma queda. O mínimo aceitável é manter-se na mesma velocidade da esteira chamada mercado, sendo desejável que a gestão das empresas consiga se movimentar mais rápido do que o próprio mercado.

Quem está pronto para a modernidade e disposto a mover seus negócios rapidamente, sairá na frente. Já aqueles que não estão atentos às exigências do mercado podem não sobreviver! Esteja atento!

Conheça 5 boas práticas para manter os negócios da sua empresa competitivos

Se você entendeu o recado do tópico anterior e deseja modernizar a gestão da sua empresa, tornando-a mais competitiva e escalável, não deixe de conferir as dicas que separei para você!

1. Gestão descentralizada: A centralização é uma prática muito comum em algumas empresas até os dias de hoje, principalmente naquelas com origem familiar, onde todas as decisões, incluindo-se muitas de média ou pequena relevância, precisam passar pelo crivo da alta administração.

Sem dúvidas, uma prática que pode ser considerada falta para a sobrevivência de qualquer empresa em um universo globalizado e acelerado. Descentralizar é preciso e necessário para aquelas empresas que almejam crescer e manter a sua competitividade.

Empresas que ainda estão presas ao regime da centralização de poderes tendem a ser mais lentas e burocráticas nas tomadas de decisões e na capacidade de fazer as coisas acontecerem. Outra característica indesejada e muito prejudicial, presente nas organizações com gestão centralizada e engessada é a burocracia.

Portanto, se você é um empresário, recomendo que busque a descentralização do poder, delegue a pessoas competentes e de confiança parte dos poderes e das decisões da sua empresa. Ganhe em agilidade e competitividade de mercado, torne sua gestão mais eficiente.

2.Comunicação eficiente: Outra boa prática para manter uma empresa atualizada e competitiva no mercado é a comunicação. Dentro das organizações os processos de comunicação precisam ser eficientes.

É preciso entender que uma empresa funciona de forma análoga a um conjunto de engrenagens. Sabemos que em um conjunto quando uma determinada engrenagem “trava” todas as demais também ficam paralisadas.

Paralisação essa que nas organizações costumam ocorrer pela falta de comunicação entre setores e colaboradores. Por isso, as empresas modernas e mais competitivas do mercado investem pesado em comunicação. E não estou falando apenas da comunicação com o público externo, mas sim entre as suas equipes internas.

É fundamental que todos estejam alinhados com os objetivos e metas da empresa, todos precisam saber para onde “remar” e para onde ir. Com todos os departamentos e pessoas alinhados a um mesmo objetivo e propósito, certamente será muito mais fácil alcançar os objetivos.

3.Utilização de softwares de gestão: A gestão modernizada e eficiente também dispensa os blocos de papel e as planilhas em Excel. Empresas verdadeiramente eficientes e que vivenciam uma gestão modernizada, estão sempre em busca de algo a mais.Portanto, substitua metodologias ultrapassadas e pouco eficientes.

Sendo assim, não economize na hora de investir em tecnologia da informação. Implante na sua empresa softwares dotados de inteligência, tecnologia e modernidade suficientes para integrar todos os setores da organização, facilitar e tornar rotinas mais eficientes e ao mesmo tempo entregar aos líderes e gestores informações relevantes e de grande importância para a tomada de decisões e para o sucesso dos negócios!

4.Reinvente procedimentos ultrapassados: Reinventar procedimentos ultrapassados também é uma prática importante para a sobrevivência das empresas.

Empresas que não se reinventam constantemente e que literalmente continuam executando determinadas tarefas e processos da mesma forma há tempos, sem exatamente conhecer uma razão para isso, mas apenas porque sempre foi feito assim acabam fadadas ao fracasso e a falência.

Por isso, recomendo aos gestores que me leem a revisão periódica dos processos e procedimentos adotados no seu departamento ou empresa, sempre visando a máxima eficiência.

5.Utilize arquivos digitais: Por fim, mas não menos importante, gostaria de deixar uma dica simples esqueça sempre que possível as versões físicas de documentos.

Documentos impressos servem apenas para ocupar espaço e agredir a natureza, substitua os mesmos por versões digitais, que diga-se de passagem são muito mais versáteis.

Concorda com a necessidade e importância da modernização e revisão de processos para sobrevivência das empresas?

Você assim como eu, também acredita que muitas empresas fracassam apenas por acreditar em ideias, processos e metodologias que se perderam no tempo e que hoje não podem mais oferecer os mesmos resultados?