Insights

A necessária e urgente transformação digital nas empresas

Vivemos atualmente na era da informação, da tecnologia, da conectividade, da integração e por fim da comunicação rápida e eficiente. Uma era completamente digital, cheia de desafios, mas também de oportunidades.

Oportunidades estas que estão disponíveis apenas para aquelas empresas que conseguirem acompanhar as mudanças e as transformações digitais desta nova era.

O mercado e a sua exigência por mudanças e adaptações tecnológicas

Em um mercado altamente competitivo, fica claro, que as empresas precisam ganhar cada vez mais escalabilidade, sendo mais produtivas, ágeis e desburocratizadas.

É preciso ganhar dinamismo, substituindo papel e burocracia, por agilidade, eficiência e tecnologia.  Afinal, a tecnologia e a velocidade do trânsito de informações são duas vertentes que andam sempre juntas.

O mercado não está mais disposto a ceder espaço para instituições empresariais burocráticas e que estacionaram no tempo, há uma mudança visível de comportamento.

Prova disso, são as startups empresas que surgem a todo o momento e que apostam pesado em novas ideias e tecnologias para assim desbancar concorrentes sólidos de mercado. Concorrentes esses  que na maioria das vezes possuem décadas de existência, mas que não conseguiram acompanhar as  novas exigências do mercado, impostas pela era da informação e da transformação digital.

Aproveitando este contexto, quero lhe fazer a seguinte pergunta: A sua empresa está pronta para sobreviver e se destacar na era da transformação digital?

Não espere o tempo passar, o momento é agora!

Se a sua empresa ainda não está preparada para o digital é hora de adotar novas estratégias!

O que é transformação digital?

Vamos entender melhor o que significa a transformação digital?

A transformação digital pode ser entendida como um processo que faz o uso de novas tecnologias para dar maior dinamismo às operações e aos negócios empresariais, contribuindo assim de forma significativa para melhoria dos resultados.

Em resumo, a transformação digital é a substituição do papel e dos processos burocráticos por recursos mais dinâmicos, informatizados e por tecnologia.

No entanto, é preciso deixar claro, que a transformação digital vai muito mais além do que um simples perfil nas redes sociais, um site ou um sistema em nuvem. A transformação digital é também uma mudança de ideias, de cultura e de comportamentos.

Sendo assim, para imergir na transformação digital e fazer dela uma ponte para melhores resultados, o empreendedor precisa entender e tratar a transformação digital como algo estratégico e de grande importância para o sucesso da empresa e dos seus negócios.

É importante dizer ainda, que as mudanças oriundas da transformação digital precisam acontecer nas empresas de forma completa e não apenas em alguns setores.

Como iniciar uma transformação digital em uma empresa?

Se você já compreende a importância da transformação digital para os seus negócios, quero lhe parabenizar, afinal você já está um passo à frente de muita gente.

No entanto, de qualquer forma você também não pode mais perder tempo, é hora de iniciar a transformação digital na sua empresa. Vamos ver juntos alguns caminhos por onde é possível começar e o que precisa ser modificado?

1.Inovação de processos e investimento em tecnologia: Transformar uma empresa digitalmente não é uma tarefa fácil e que acontece da noite para o dia.

No entanto, não restam dúvidas, é preciso investir pesado em tecnologia.

Não podemos negar, não há possibilidade de iniciar uma transformação digital sem investir em tecnologia.

Como falamos anteriormente, em uma empresa digital as informações circulam mais rápido entre os diferentes setores, as decisões são tomadas de forma mais ágil e por consequência a empresa segue à frente da concorrência e assim obtém melhores resultados.

Para que isso seja possível, é indispensável investir em novas tecnologias.

Portanto, comece a transformação na sua empresa substituindo ao máximo as planilhas e a papelada, por sistemas web, e softwares dotados de inteligência artificial, ferramentas capazes de integrar diversos setores e gerar informações confiáveis e em tempo real sobre os negócios.

Por exemplo; se seu contador, ainda lhe entrega números em um simples papel, ou PDF para análise, comece a ficar preocupado, sua companhia está extremamente atrasada em relação ao mercado e concorrentes.

2.Conheça mais sobre os seus clientes, monitore e melhore o seu relacionamento: A transformação digital também precisa promover mudanças no comportamento da empresa frente aos seus clientes.

Não podemos negar, a cada dia que passa os clientes ficam mais exigentes e esperam mais das empresas. Nesse momento surge e cresce a necessidade de investir em tecnologias do tipo CRM (Customer Relationship Manager), ou Plataforma digitais de report gerencias.

O CRM faz parte do processo de transformação digital. Afinal, ele é um tipo de software fundamental para que as empresas consigam organizar informações e monitorar a sua carteira de clientes, gerando mais negócios e tornando este relacionamento cada vez mais próximo e assertivo, fazendo com que o cliente sinta-se valorizado pela empresa.

3.Inovação do modelo de negócios: A transformação digital também exige inovações nos modelos de negócios, talvez esse seja até mesmo um dos pilares mais importantes da transformação.

Criar algo novo é essencial e em geral muito assertivo. Como prova disso temos diversos serviços e novas ideias que em pouco tempo conquistaram o mercado como o Airbnb, os aplicativos de transporte e os bancos digitais. Empresas essas que diga-se de passagem são totalmente digitais.

Logo, se você quer fazer a sua empresa crescer de verdade. Invista na transformação digital e esteja aberto a novas ideias.

4.Modifique a cultura da organização: A transformação digital é algo tão profundo, que passa até mesmo pela mudança de comportamentos e cultura dentro de uma organização.

Por falar em mudança cultural, talvez essa possa ser a maior dificuldade encontrada neste processo de mudanças, afinal é preciso fazer com que as pessoas compreendam e aceitem a necessidade de mudar processos antigos a que todos estavam habituados e que até então funcionavam por novas rotinas e processos.

Um bom exemplo relacionado a essa mudança, está em fazer com que os colaboradores esqueçam as planilhas em Excel, a substituindo por um software de gestão empresarial, ou então estejam preparados para deixar de prestar atendimento apenas por meio telefônico para atender também demandas de clientes por chat ou redes sociais.

Quebre a barreira cultural na sua empresa!

Para quebrar a barreira cultural o melhor caminho sem dúvidas, é investir em treinamentos e capacitação.

Deixe seus comentários

A transformação digital já é uma realidade na sua empresa? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Como a transformação digital ajudou a melhorar os resultados da empresa onde você trabalha ou dos seus negócios?

Você também acredita que aquelas empresas que não investem na transformação digital ficarão para trás?