Insights

Como otimizar os resultados, mesmo em períodos de dificuldade econômica?

Segundo dados divulgados recentemente pelo IBGE, mais de 700 mil empresas encerraram as suas atividades no Brasil desde o início da pandemia. O número corresponde a mais da metade das 1,3 milhão de empresas que estavam com atividades parcialmente ou totalmente suspensas, devido a crise econômica provocada pelo coronavírus.

Por outro lado, a pesquisa IBGE também apontou, que muitas empresas relataram efeitos positivos nos seus negócios em razão da pandemia, para ser mais preciso, 28,6% das entrevistadas pela pesquisa.

Para mais dados sobre os efeitos econômicos da COVID-19, acesse o site do IBGE.

Por que algumas empresas registram crescimento mesmo em momentos difíceis enquanto outras encerram suas atividades?

Os números apresentados a sociedade pelo IBGE, nos convidam a refletir sobre as razões pelas quais algumas empresas sobrevivem a até crescem em meio a condições de mercado adversas, enquanto outras simplesmente deixam de existir.

A pandemia dizimou centenas de milhares de empresas no Brasil, enquanto outras registraram crescimento. Qual é o segredo das empresas que permaneceram em atividade?

Em períodos de dificuldades econômicas, baixa no movimento de clientes e consequentemente das vendas, o que pode ser feito para otimizar os resultados dos negócios?

Em momentos turbulentos economicamente, os empresários e gestores precisam ser ágeis em busca de soluções para a redução de impactos negativos, visando a manutenção dos negócios. Aqueles que são ágeis o bastante, sobrevivem e até mesmo crescem, enquanto outros inevitavelmente amargaram grandes prejuízos e precisam encerrar as atividades.

Neste conteúdo, separamos algumas dicas de gestão e atitudes que podem fazer uma grande diferença para qualquer empresa, principalmente em momentos desafiadores. Confira!

Atitudes que fazem a diferença para a sobrevivência e otimização de resultados de qualquer negócio em meio a crise

Capacidade de reinvenção: Talvez você estava esperando a redução de custos como a primeira atitude a ser tomada em momentos de crise. No entanto, o que parece ser muito óbvio, nem sempre é o melhor caminho.

Nas maiores crises econômicas já atravessadas pela humanidade, destacaram-se aquelas pessoas e empresas que conseguiram se reinventar. Quantas pessoas que perderam o emprego em meio a pandemia se tornaram empreendedores e donos do próprio negócio? Quantas empresas conseguiram reinventar seus negócios?

Os efeitos negativos da pandemia são inegáveis, tanto na saúde pública como na economia mundial como um todo. No entanto algumas empresas foram capazes de se reinventar. Quer um exemplo? Confira os resultados do Magazine Luiza.

Trimestre após trimestre o Magazine Luiza vem chamando a atenção do mercado pelos seus resultados, inclusive quando suas lojas físicas estiveram fechadas em razão da pandemia. Como isso foi possível? A varejista vinha investindo pesado em um estrutura robusta para vendas pela internet.

Durante a pandemia, com as pessoas impedidas de circular e lojas fechadas, o e-commerce do Magalu foi um verdadeiro sucesso em vendas. Agora, imagine você o que aconteceria com a empresa se ela não estivesse preparada para realizar vendas na internet?

A Magazine Luiza poderia ter continuado apenas com suas lojas físicas, mas a empresa vem se reinventando dia após dia e isso fez grande diferença durante um momento de forte turbulência econômica.

Planejamento: De nada adianta boas ideias, se não existe um bom planejamento para o futuro e para os próximos passos do negócio. Ser criativo e se reinventar é algo excelente no mundo empresarial. No entanto, planejamento é essencial.

A sua empresa possui planos para o futuro e estratégias para alcançá-los? Só serão capazes de sobreviver aos cenários mais complexos do mercado, aquelas empresas que contam com muita organização e uma boa dose de planejamento.

Controle: A sua empresa conta com métodos e controles bem definidos? O seu negócio conta com um sistema de gestão robusto, indicadores e relatórios que auxiliem os gestores nas tomadas de decisões?

Tomadas de decisões essas, que estão embasadas em dados, números e resultados e não apenas na intuição?

Na gestão de negócios, controle é fundamental, conhecer e acompanhar indicadores é essencial para que decisões sejam tomadas de forma rápida e assertiva, sempre que necessário.

Organização financeira: Sua empresa reinventou os negócios, se planejou e colocou em prática importantes indicadores de controle. Sendo assim, podemos falar finalmente da parte financeira.

Cortar despesas e custos muitas vezes importantes para o sucesso dos negócios, não é o melhor caminho, apesar de ser a primeira medida a ser adotada boa parte das empresas.

Com a pandemia, por exemplo, muitas empresas dispensaram excelentes profissionais, assumindo custos elevados com rescisão e agora precisam contratar novos profissionais, investir em treinamento e assumir literalmente o prejuízo. Esse é somente um exemplo que nos faz refletir que a tão falada redução de custos nem sempre é o melhor caminho.

Não adianta ser radical, é preciso ter planejamento, fluxo de caixa, reservas financeiras e um controle eficiente sobre receitas e despesas. Equilíbrio financeiro é a chave para o sucesso e a solução para enfrentar momentos difíceis.

A sua empresa está preparada para os novos desafios?

O mercado é cíclico, existem momentos de baixa e momentos de alta. Reflita sobre os seus negócios e procure entender se a sua empresa está preparada apenas para momentos bons ou também para os difíceis

É preciso ser realista e saber reconhecer que outros momentos turbulentos podem afetar a economia, é preciso está preparado para enfrentá-los.

Quando novos momentos difíceis surgirem, sobreviverão as empresas que se planejaram, se reinventaram, se estruturaram financeiramente e criaram bons controles internos. Enquanto muitas outras encerraram as suas atividades culpando a crise. De qual lado a sua empresa estará?

Prepare a sua empresa para os próximos desafios! Conheça a BR Efforts. Uma assessoria contábil e financeira especializada na prestação de serviços “Outsourcing” e “Insourcing” para todos os tipos de negócios, com foco, em startups e empresas de médio porte.

Trabalhamos nas áreas Contábil, Impostos, Trabalhista, Paralegal, Finanças, Controladoria, Consultoria Empresarial, Projetos de inovação e tecnologia e gestão empresarial.