Insights

CSC – Centro de Serviços Compartilhados – Como implantar? Quais as vantagens para a sua empresa?

Em um mercado altamente competitivo como esse em que estamos inseridos atualmente, é uma necessidade constante das organizações a busca pela eficiência máxima de seus processos. Economizar recursos, e fazer mais com menos, precisa ser um dos objetivos a serem perseguidos pelas empresas.

Pensando em como ajudar grandes organizações a reduzirem seus custos e ao mesmo tempo se tornarem mais eficientes, preparei esse artigo, onde falo um pouco sobre o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) e sua importância e contribuição para as grandes empresas.

O que é um centro de serviços compartilhados

O centro de serviços compartilhados, também conhecido como Shared Service Center, funciona como uma estrutura dentro da própria empresa que atua prestando serviços para várias empresas ou unidades de negócio.

Em geral, as áreas que normalmente são administradas e organizadas por um CSC são aquelas inerentes a toda e qualquer empresa, como finanças, contabilidade, tecnologia da informação, marketing e serviços de controle de estoque e almoxarifado.

São áreas necessariamente de suporte e que apesar de não estarem ligadas a atividade fim da empresa, são essenciais para o sucesso e o bom andamento dos negócios.

Essencialmente, um centro de serviços compartilhados presta seus serviços de forma padronizada e muito bem estruturada para atender com precisão e eficiência todas as unidades do negócio. Sem dúvidas, esse tipo de estrutura é capaz de oferecer diversos benefícios para as empresas, dentre eles: otimização da sua própria estrutura e redução de custos.

No próximo tópico, listo alguns dos principais benefícios oferecidos pelos Centros de Serviços Compartilhados. Vale a pena conferir!

Benefícios oferecidos por um Centro de Serviços Compartilhados

São muitos os benefícios que um centro de serviços compartilhados (CSC) podem oferecer para as organizações, fato que vem fazendo o seu uso cada dia mais comum. Veja alguns benefícios que separei para esse artigo.

1.Redução e distribuição de custos

Sem dúvidas, o principal benefício que justifica a implantação de um centro de serviços compartilhados é a redução de custos operacionais. Afinal, com a adoção desse modelo, não se faz mais necessário que cada empresa ou unidade de um mesmo grupo, tenha seus próprios setores internos. Tudo pode ser tratado por uma central única e compartilhada.

Para que possamos entender melhor, vamos imaginar uma empresa que possua 5 unidades de negócios, cada unidade de negócio possui os seus próprios departamentos para controle financeiro, contábil, tecnologia da informação, marketing e controle de estoques, por exemplo.

Agora, imagine o custo que essa empresa como um todo possui para manter 5 departamentos para o controle de finanças, 5 departamentos para o controle de contábil e assim sucessivamente. Além de todos os custos envolvidos, inevitavelmente ocorrerá muita confusão e grande dificuldade na hora de consolidar resultados e se comunicar, por exemplo.

Já com o uso de um centro de serviços compartilhados, a empresa passa a ter apenas um departamento para cuidar de todas as unidades do negócio, não existe mais a necessidade de 5 departamentos contábeis, por exemplo.

Uma excelente redução de custos, não só em termos de quantitativo de pessoal, mas em termos de processos como um todo. Cada unidade do negócio contribui com um determinado percentual financeiro e todas juntas mantém em funcionamento o centro de serviços compartilhados.

2.Facilidade de comunicação

Com um CSC, todos tomam ciência, que passa a existir um ponto de contato único dentro da organização para clientes externos e internos. Todos os processos estão centralizados e melhor organizados.

Sem dúvidas, isso proporciona melhor comunicação e escalabilidade, ajudando as unidades de negócio a crescerem e responderem demandas internas e externas rapidamente e com grande eficiência.

A eficiência comprovada desse modelo, faz com que grandes empresas e organizações do Brasil e do mundo fazem uso dos centros de serviços compartilhados, como por exemplo, a Petrobras, a Shell e muitas outras.

3. Suporte estratégico

Assim que alcança um nível de maturidade mais avançado, o centro de serviços compartilhados consegue contribuir para a organização fornecendo informações com qualidade e velocidade, contribuindo para as tomadas de decisão e para respostas rápidas da empresa para as suas necessidades internas e de mercado.

Não restam dúvidas, empresas que implantam na sua própria estrutura e operam centros de serviços compartilhados estão melhor preparadas para enfrentar grandes desafios impostos pelo mercado e pela competitividade.

Devido ao suporte estratégico oferecido pelo centro de serviços compartilhados, essas empresas conseguem ganhar em velocidade e inevitavelmente acabam chegando sempre na frente da concorrência.

Como implantar um Centro de Serviços Compartilhados CSC?

O processo para implantação de um CSC é compostos por algumas etapas, iniciando-se por um levantamento e diagnóstico completo das funções de apoio necessárias e exercidas por cada unidade da organização.

É preciso conhecer muito bem o fluxo de processos e o volume de transações exercidos por cada unidade, antes de unificar todos os setores de apoio em um CSC.

Para o sucesso de um CSC, também se faz necessário o uso de sistemas de informação completos e realmente eficientes. A integração de sistemas e a automação de processos são elementos fundamentais para interligar e unificar as operações de apoio, criando um modelo de gestão e centro de operações único.

 

A montagem de um CSC também exigirá uma grande capacidade de uniformização de processos e integração de profissionais que até pouco tempo atuam em suas próprias unidades do negócio. Com a implantação do CSC, processos que antes eram separados passam a compor um todo e profissionais que prestavam serviços para apenas uma unidade organizacional passam a prestar seus serviços para todas as unidades organizacionais da empresa.

Sem dúvidas, as mudanças proporcionadas pela implantação de um CSC são muitas, o que faz com que as empresas que pretendem implementar esse modelo busquem o apoio de uma consultoria externa com especialidade no assunto e expertise para conduzir as mudanças e integrar processos.

Você também acredita que os centros de serviços compartilhados são uma excelente opção para redução de custos e eficiência operacional das organizações? Deixe o seu comentário sobre o assunto!