Insights

O que é e como funciona a terceirização do setor financeiro

A terceirização do departamento contábil é uma prática comum em empresas de pequeno à grande porte. Esse tipo de terceirização ajuda na redução dos custos operacionais e ajuda a tornar a gestão dos negócios mais eficiente.

Em períodos de crise econômica como o atual, reduzir custos e otimizar a gestão da empresa se faz mais do que necessário.

Nesse contexto, a terceirização financeira surge como uma excelente ferramenta para manter uma empresa ativa.

A maior parte dos empresários já entende que essa terceirização é muito benéfica e gera economia para os seus negócios, mas então, porque não fazer o mesmo com o departamento financeiro?

Alguns departamentos são essenciais para uma empresa, mas não fazem parte de suas atividades fim, ou seja, aquelas que são a razão de existir e que geram receitas para a empresa. Sendo assim, é muito importante e benéfico terceirizar essas atividades em busca de uma gestão mais enxuta e ao mesmo tempo eficiente.

Ao terceirizar o financeiro da sua empresa, você passa a contar com profissionais qualificados para a gestão financeira empresarial, consegue mais tempo livre para focar nas atividades fim da sua empresa e também na sua gestão em si.

Vale destacar ainda, que com a terceirização do setor financeiro da sua empresa você passará a contar com relatórios e análises preparadas por quem realmente entende do assunto, o que sem dúvidas pode ajudar e muito na tomada das decisões corretas para o sucesso do negócio!

Como funciona a terceirização financeira?

A terceirização financeira funciona de forma muito parecida com a gestão contábil, em que tarefas rotineiras, repetitivas e que demandam tempo e profissionais capacitados são terceirizadas.

Com a terceirização financeira, os gestores passam a ter mais tempo para investir naquilo que realmente sabem fazer.

Ao terceirizar o setor financeiro da sua empresa, você contará com uma empresa ou profissional terceirizado que em geral ficará encarregado de realizar os seguintes trabalhos:

●    Organizar e controlar o fluxo de contas à pagar da sua empresa;

●    Organizar e controlar o fluxo de contas à receber da sua empresa;

●    Agendar pagamentos por meio de um perfil especialmente destinado para este fim no internet banking da sua empresa;

●    Acompanhar e analisar o fluxo de caixa da sua empresa, realizando previsões;

●    Acompanhar os diversos indicadores financeiros do negócio;

●    Elaborar relatórios e demonstrativos de resultados;

●    Confrontar receitas e despesas e sugerir pontos de otimização;

●    Gerar, controlar e enviar cobranças;

●    Efetuar a conciliação bancária;

●    Entre outros.

A terceirização financeira é segura?

Agora que você já conhece as principais atividades realizadas por uma terceirização financeira e entende basicamente o seu funcionamento, é importante destacar um ponto que costuma gerar muitas dúvidas por parte dos empresários.

“Com a terceirização do setor financeiro, como fica a segurança e o acesso a transações bancárias da minha empresa?”

Muitos empresários até reconhecem a necessidade de terceirizar o seu setor financeiro, mas deixam de fazer isso pelo simples receio de sofrer com desvios e outros atos ilícitos praticados por pessoas mal intencionadas.

Esse medo é verídico e precisa ser reconhecido. No entanto, ao entendermos melhor como tudo funciona, fica fácil perceber que a terceirização financeira é um processo realmente muito seguro.

O acesso a conta bancária e a efetivação de transações por parte de uma empresa terceirizada podem ser restringidos por um perfil de acesso criado pelo seu banco.

É possível por exemplo, criar um perfil que permita apenas o agendamento de transações como o pagamento de cobranças ou a realização de transferências.

Após o agendamento, o responsável e titular pela conta é notificado para que faça a sua liberação ou não. Assim, o processo fica totalmente seguro, eliminando-se o risco de desvio de recursos.

É importante ressaltar também, que assim como na gestão contábil, a gestão financeira precisa ser feita por uma empresa idônea, competente e reconhecida no mercado, sendo firmado ainda, um contrato de prestação de serviços.

Quais são os principais benefícios da terceirização financeira?

Que a terceirização financeira contribui com uma série de benefícios para as empresas, acredito que não restem dúvidas, mas afinal, quais são os reais e principais benefícios deste tipo de terceirização?

Redução de custos: O primeiro benefício relacionado a terceirização do setor financeiro da sua empresa, diz respeito a redução de custos. Como falamos no início deste artigo, a manutenção de um departamento e profissionais internos para cuidar das atividades financeiras de uma empresa gera custos elevados e na maioria das vezes não é vantajoso.

Ao terceirizar essas atividades, o empresário consegue reduzir significativamente os custos operacionais da sua empresa.

Maior qualidade das informações: Para aquelas empresas que não contam com profissionais especializados em finanças, a terceirização também representa o aumento da qualidade das informações relacionadas a gestão financeira da empresa.

Sem dúvidas, a qualidade das informações financeiras é um fator muito importante para ajudar o empresário no reconhecimento e acompanhamento da real saúde e situação financeira da sua empresa, o que sem dúvidas o ajudará quanto a melhoria de sua tomada de decisões.

Foco na atividade principal: A gestão financeira de uma empresa não é uma tarefa simples e naturalmente demanda tempo dos seus responsáveis.

Na maioria das vezes, o responsável pela gestão financeira é o próprio proprietário da empresa, o que precisa ser evitado a todo custo. Para o sucesso de uma organização, o seu gestor não pode está utilizando o seu tempo em tarefas rotineiras e repetitivas.

O gestor da empresa, é o principal responsável pelo sucesso dos negócios e portanto espera-se que ele esteja focado no desenvolvimento de estratégias de gestão, desenvolvimento de ideias e preocupações com as atividades finalísticas dos seus negócios.

Conclusão

Após conhecer em detalhes como funciona a terceirização do setor financeiro, as principais atividades empregadas na terceirização e seus benefícios, fica difícil discordar da sua importância nos dias atuais, principalmente para empresas de pequeno e médio porte.

Invista na gestão financeira da sua empresa, contribua para o crescimento acelerado da sua empresa, receba informações estratégicas sobre a gestão financeira dos seus negócios, conheça o BR Efforts!

O BR Efforts é muito mais do que um escritório de contabilidade, oferecemos uma gama completa de serviços para uma gestão eficiente da sua empresa, dentre eles a terceirização financeira!