Insights

Stock Options: Uma estratégia para vencer a crise em 2021

Você já ouviu falar em stock options? Caso ainda não, esse artigo é um excelente meio de aprendizado. No entanto, mesmo que você já conheça sobre este assunto, recomendo a leitura do artigo.

Neste artigo, explico não só o que são os stock options e o seu funcionamento, mas também detalho os motivos que deveriam levar as empresas a adotá-los mesmo nesse momento de crise! Vale a pena conferir!

O que são Stock Options?

O stock options é uma remuneração variável paga por algumas empresas aos funcionários que atingem determinados resultados. Essa remuneração extra é concedida através de ações da companhia.

Sendo assim, quando se atinge um resultado importante todos ou funcionários ou então um grupo selecionado recebe uma premiação em ações da empresa a custo zero ou então com valores abaixo do mercado.

O pagamento de stock options é um modelo de remuneração variável benéfico tanto para empresas quanto para funcionários e que vem dando muito certo por onde ele é implementado.

Para as empresas o pagamento de stock options ajuda a impulsionar os resultados fazendo com que os funcionários estejam sempre motivados a dar o melhor de si, uma vez que existe uma remuneração variável que pode ser muito interessante de acordo com os resultados apresentados pela empresa.

Já para os funcionários, o stock options é uma excelente fonte de remuneração variável, um autêntico e grande incentivo.

Em empresas que adotam essa política os funcionários sabem que quanto maior forem as suas contribuições, maiores serão os resultados da empresa e consequentemente os seus ganhos pessoais.

Vale destacar que quando os negócios vão bem, os funcionários costumam ser beneficiados não só pelo recebimento de novas ações, mas também pela valorização de mercado das ações que já estão em seu poder.

Logo, não restam dúvidas, o pagamento de stock options é muito benéfico tanto para empresas, quanto para funcionários. No entanto, é preciso destacar que aqui no Brasil essa prática é ainda pouco difundida.

Saiba porque adotar os stock options em um momento de crise econômica

A princípio pode parecer estranho, afinal o que levaria uma empresa a pensar em aumentar a remuneração dos seus funcionários, mesmo que de forma variável, em momentos de estagnação e desaceleração econômica?

Inicialmente você até pode pensar que a empresa que oferece stock options está aumentando os seus custos com a folha de pagamentos, mas isso não é uma verdade.

As empresas que adotam stock options estão interessadas em manter o seu crescimento, ou seja, manter um ritmo acelerado mesmo que na contramão da crise.

Para ilustrar melhor esta situação, vamos imaginar um barco a remo em meio a uma tempestade, ou melhor dois barcos, que guardam um determinado tesouro. Em ambos os barcos todos já estão cansados de tanto remar contra a tempestade. No entanto, caso os integrantes dos barcos deixem de remar as embarcações inevitavelmente irão naufragar.

Como incentivar os integrantes dos barcos a remar cada vez mais, ajudando o barco a atravessar a tempestade sem sofrer um naufrágio?

A resposta para essa pergunta é simples! Através de um bom incentivo!

Logo, o comandante de um dos barcos percebe que precisa incentivar a sua tripulação para que remem cada vez mais até a total travessia da tempestade. Sendo assim, ele pede que a tripulação não pare de remar, pois caso vençam a tempestade parte do tesouro que a embarcação transporta será dividido entre todos.

Assim sendo, a tripulação sente-se motivada ao saber que pode receber parte daquele tesouro e começa a remar cada vez mais forte até que finalmente conseguem vencer a tempestade e salvar a embarcação.

Por outro lado, temos a segunda embarcação, onde este mesmo benefício não foi concedido aos tripulantes. Logo, estes tripulantes começam a ficar desanimados, e sem um incentivo acabam acreditando que não podem vencer a tempestade ou que então não possuam um motivo para isso.

Assim sendo, a tempestade inevitavelmente leva o barco ao naufrágio e junto com ele o seu tesouro.

Após essa analogia, acredito que o entendimento sobre o assunto tenha ficado mais simples.

Em síntese, o pagamento de stock options funciona como uma fonte extra de energia. Energia essa que pode ser muito relevante para a travessia de uma crise e também para a aceleração do crescimento nas empresas.

Assim sendo, podemos concluir, que o pagamento de stock options não é na verdade um novo custo para as empresas que adotam esse modelo de remuneração variável, mas sim um verdadeiro investimento.

As empresas que investem no pagamento de stock options sabem que são mais fortes e que podem sim vencer uma grande crise provocada por fatores externos como a queda da economia.

Quais são as principais vantagens encontradas no pagamento de stock options?

Por fim, quero destacar algumas das principais vantagens encontradas pelas empresas que decidem investir no pagamento de stock options aos seus funcionários. Veja:

 

  • Desenvolvimento de um clima de engajamento profissional na empresa, fazendo com que os funcionários efetivamente vistam a camisa e as ideias do negócio;

 

  • Alinhamento dos objetivos dos acionistas com os gestores da companhia;

 

  • Valorização das ações da companhia na Bolsa de Valores, com base nos bons resultados oriundos dos objetivos e metas alcançados;

 

  • Incentivo a cultura ownership, ou seja, uma “cultura de dono” nos colaboradores;

 

  • Impulsionamento dos resultados da empresa, fazendo com que ela cresça exponencialmente, consolidando cada vez mais a sua posição de mercado.

Você sabia que algumas empresas brasileiras de grande porte já utilizam o stock options como forma de incentivo ao seus colaboradores?

O Banco do Brasil, por exemplo havia anunciado em 2018 a adesão a um programa de pagamento das stock options.

Na ocasião, o Banco informou que havia entregue 3 ações a cada um dos seus cerca de 98 mil funcionários ativos na época, fazendo com que cada um deles se tornassem pequenos acionistas da instituição.

Além do Banco do Brasil outras empresas de grande porte como o Grupo Pão de Açúcar, Natura, Hering e a Azul já informaram que trabalham com remuneração variável via stock options, contudo sem detalhar se o seu pagamento é direcionado apenas a membros da alta gestão ou a um grupo maior de funcionários.

Qual a sua opinião a respeito do assunto abordado neste artigo? Você também acredita que o pagamento de stock options seja um bom incentivo para manter o crescimento das empresas e ajudar na travessia de momentos difíceis?